Iniciarei um novo tratamento: a quimioterapia oral. Só de pensar em “quimioterapia” as pessoas se apavoram, mas todos têm me dito que essa é mais “tranquila”. Ontem comecei o Xeloda aka Capecitabina, é uma quimioterapia oral e que no meu caso irá substituir a radioterapia. O Xeloda é um medicamento que normalmente pacientes com metástase utilizam, mas eu não tenho mais câncer (o Dr. João que disse), quem dirá metástase. É importante saber que cada caso é um caso.
O Dr. João me receitou 6 meses de Xeloda e pelo que a farmacêutica do Cettro me orientou eu entendi que funcionará assim: são 6 comprimidos por dia, 3 pela manhã e 3 pela noite, devo me alimentar 30 minutos antes e devo tomar os comprimidos com água , não devo comer nada por 30 min depois. A quantidade de medicamento que eu tomarei é de acordo com o meu peso e altura, sendo assim, tomarei 3000mg de Xeloda por dia. Fui orientada a lavar as mãos muito bem antes e depois de manusear os comprimidos. Devo tomar os comprimidos com bastante água, aliás, devo me hidratar muito durante toda essa nova etapa do tratamento. Tenho que tomar esses comprimidos 14 dias seguidos e então faço uma pausa de 7 dias, depois começo por 14 dias de novo… A cada 14 dias serão 84 comprimidos ingeridos. Será assim por 6 meses. Nesses intervalos de 7 dias devo fazer exames de sangue para ver se está tudo bem.
E os efeitos colaterais? Bom, não vou mentir, mas foi uma das primeiras coisas que logo me preocupei… O Dr. João me disse que há pacientes dele que não sentem absolutamente nada. Quando fui pegar a medicação no Cettro, a farmacêutica me mostrou um rol de efeitos colaterais: vômitos/enjoos, diarreia, a pele pode ficar sensível e suscetível à manchas (foi recomendado que eu utilize protetor solar todos os dias, mas já faço uso) e síndrome mão-pé que é um dos efeitos colaterais mais comuns (as mãos ficam extremamente sensíveis, podem ficar vermelhas, descamar, etc). Nesse período devo me alimentar bem e, pelo que entendi, devo ter os mesmos cuidados que eu tinha com as quimioterapias que fiz ano passado: me cuidar para não pegar infecções, caso tenha febre de 37,8ºC devo contatar o Dr. João, me hidratar bastante, me alimentar direitinho, nada de comer coisas cruas e que não estejam bem higienizadas. Espero que eu não sinta absolutamente nada!
Eu não fiquei contente com essa “novidade”, mas tenho consciência de que o Dr. João SEMPRE busca o melhor para que eu não seja atormentada outra vez com essa história de câncer. Eu fiz uma festa em comemoração ao fim das quimioterapias, não tem problema, vou comemorar o fim do Xeloda no fim dos 6 meses de tratamento também. 😌 Penso que tudo é questão de ponto de vista e tudo depende de como a gente escolhe conduzir as questões da nossa vida. Eu vou viver minha vida – com prudência, é lógico – e vou ser feliz, o câncer escolheu a pessoa errada.

Beijos,
Bel ❤️
Isso mesmo! O câncer escolheu a pessoa errada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza!!
CurtirCurtir
Boa noite.
Ano passado fiquei gravida e descobri que estava com câncer de mama, para mim foi um choque grande e não sabia o que fazer. Fiz quimioterapia injetável 4 quio vermelha e 8 branca, antes do parto parei para fazer a Cesária. Depois de uma semana comecei denovo a quimio branca. E em janeiro deste ano 2019 fui operada o câncer. Fiquei um meses q comecei a fazer Radioterapia , 20 seções. Fique 2 meses sem fazer nada. Agora estou a começar a minha quimioterapia oral. Mas so Deis sabe o que estou a passar .vim aqui contar a minha história precisava desabafar. Bjos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Angela! Que história! Obrigada por compartilhar aqui. Torço muito por você e por sua cura. Parabéns pelo bebê. Tudo isso vai passar, você vai ver! 🙏🏽✨ fica com Deus, beijo grande ❤️
CurtirCurtir
Parabéns pela garra!!
Queria saber o porquê da substituição da radioterapia pela quimio oral. Vou passar pela radioterapia e fiquei interessada no assunto.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Helaine! Obrigada!!
Então, por conta de um fator genético eu não posso ser submetida à radioterapia, então farei a quimio oral no lugar dela. É importante lembrar que cada caso é um caso! Bjs
CurtirCurtir
Cuidado com as palavras, xeloda não substitui a radioterapia, xeloda é um estudo.
CurtirCurtir
Com todo o respeito, Anônimo… Estou curadíssima e super bem. Por que ao invés de ficar fazendo esse tipo de comentário sem saber da minha história e de tudo o que eu passei você não procura algo produtivo para fazer? 🙂 No MEU CASO substituiu a radioterapia, ou você quer saber mais que os médicos? Eu ein! Xô negatividade!
CurtirCurtir
Olocoooo isto não existe! Troca de radioterapia por xeloda!
CurtirCurtir
Olá, Anônimo. Tudo bem? Querida(o), eu tenho uma condição genética e a minha opção foi essa. Como eu disse “NO MEU CASO…”, então, antes de sair fazendo esse tipo de comentário, pense bem. Eu sou acompanhada por um médico excelente e que sabe toda a minha história. Cada um é cada um e NO MEU CASO essa foi a alternativa. Não fale do que não sabe. Beijo grande, muita luz pra você, viu?
CurtirCurtir
Parabéns gatinha! Se Deus quiser já deu tudo certo, e ele quer😍
CurtirCurtido por 1 pessoa
😍 Amém!!!
CurtirCurtir
Estou tomando Xeloda também. Comecei ontem, vai dar tudo certo!!!!
CurtirCurtir
Vai dar sim!!! ❤
CurtirCurtir
Oi td bem? Tbm me recomendaram o xeloda, não queria tomar, nem fiz 1 mês ainda de uso, o meu câncer era triplo negativo, não achei que haveria remédio depois da cirurgia, desanimei total, apareceram manchas no rosto, parece que eu sai do filme sexta feira 13… Era melhor não ter iniciado o tratamento e deixado a natureza seguir o seu rumo
CurtirCurtir
Oi! Tudo e você? Poxa, não pense assim… não desanime. Eu já estou quase terminando, não é fácil, eu também fiquei com manchas, mas pense pelo lado bom: você tem acesso à esse medicamento tão caro, imagine quantas pessoas não gostariam de estar no seu lugar e ter o privilégio de ter acesso a ele?
É difícil sim, mas a vida vale a pena. Então não desiste. TUDO PASSA, como está passando para mim… e vai passar para você também. Acredite, fique firme e tenha fé! Fica com Deus. Estou torcendo por você e pela sua recuperação. Beijo!
CurtirCurtir
Minha sogra de 77 anos toma o xeloda e ela não senti nenhuma reação. Ela tb tem Alzaimer. Como ela não tem muita consciência do câncer que tem, acaba não tendo problemas psicológicos e o medicamento surte efeito.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho que sempre devemos ter pensamentos positivos e confiar em Deus!
Sei que não é fácil nessas horas.
Mas é o único caminho.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mas foi justamente o que eu fiz. Concordo com você! 🙏🏽💪🏽😊😘
CurtirCurtir
Oi meu nome é Luciene tbm tomo xeloda E está dando super certo gracas a Deus!tive um câncer de mama que decidiu na outra mama.Entao tbm não fiz radioferapia.Fico feliz em saber que o xeloda substituí assim perdi um pouco o medo que a doença volte.Amei seu depoimento, desejo tudo de bom pra você grande beijo já deu tudo certo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Luciene! Tudo bem? Graças a Deus, fico super feliz por você!!! No meu caso ele “substituiu”, mas cada caso é um caso!!! Bjo
CurtirCurtir
ESTOU tomando xeloda. Meu câncer voltou depois de 11 anos. Mama. Efeito sao os meus pés. Que dor…. Estou passando muitas pomadas , mas não tem jeito.
Ele fica febril , descaca todo e muita dor…
Mas sempre na esperança que irá passar…
CurtirCurtir
E irá passar sim! Um dia de cada vez. 🙏❤️
CurtirCurtir